quinta-feira, 1 de julho de 2010

Opinião (ou a falta dela)

Não tenho a minima idéia de como comear esse post, o fluxo de informação passando pela minha cabeça no momento´é grande demais pra que eu consiga organizar de forma coerente, mas tudo bem.
Vamos começar então tentando classificar e mostrar diferenças muito grandes entre as coisas que vou falar aqui:
Pessoas que tem opinião: São pessoas (não Aka, imagina, são vacas ¬¬) que conhecem, pesquisam, leram, viram, sei la o que e gostaram ou não do objeto em questão. Existem opinioes diferentes, obviamente, e existem as formas de defendê-las (e quando digo "defender" não quero dizer "partir pro tapa e xingar a mãe se o carinha não concordar com você").
Pessoas sem opinião: Geralmente são pessoas (u.u'') que além de sem opinião são deprovidas de masa encefálica ou acham que pensar doi, e como as eleições estão aí e isso (acham) nao tem nada aver com eles, eles decidem ir ver o que é que tá "bombando" (eu ia dizer na net, mas nem precisa ser, em QUALQUER LUGAR tem gente assim) e concordarem com tudo oq ue tão dizendo la.
E não pensem que é um problema só de jovens não, ignorancia não tem idade.
Quantas e quantas pessoas ficam lá assistindo BBB, por que é melhor se preocupar com quem vai sair no proximo paredão do que com a corrupção absurda lá em brasília, do que com o mal funcionamento dos hospitais públicos, do que com as tragédias alheias.
Tem uma frase de um personagem de um livro que gosto muito que acho que se aplica ao tipo de pensamento que a maioria das pessoas tem : "Poderia ser pior, poderia ser comigo". E enquanto não for com eles, tudo certo né? NAO.
COMO ASSIM NÃO É COM VOCÊ? Cara, sem querer pagar de "paz e amor", mas, se a sociedade ta uma bosta, eu n vo fazer nada por que isso e coisa do governo, e o governo n faz nda pq afinal fomos nós que colocamos eles lá e não cobramos. Fica um jogando a culpa pra cima do outro e enquanto isso, quem estiver no meio que se lixe.
Eu não sei o quem é pior; quem oferece a compra de voto, ou quem o aceita.
Bem, chega de falar da falta de opinião, que acabou vertendo pra algo relacionado a falta de ação, ou a famosa acomodação e estagnação social.
Agora, voltando à parte de "pessoas com opinião", principalmente pra parte de defender sua opinião; façamos uma linha de raciocinio:
1.Opinião x encontra Opinião y
2.Interagem e decobrem que teem coisas em comum.
3. Então em um ponto crucial opinião x e y discordam absurdamente e um tenta convencer o outro de que está errado.
4. Nenhum dos dois consegue, então começam a se agredir.
E aí a merda ta feita :]
Uma coisinha muito importante que acho que todos deveriam aprender se chama "respeito à opinião alheia". Sim, em questão a estilo, a sexualidade, a política, e principalmente à religião.
Eu mesma, que sou atéia agnostica (depois faço um post sobre ateismo e agnosticismo e suas vertentes e vcs entendem isso melhor), ja sofri preconceito dentro da minha propria família -s
Você tem noção do que é vc escutar alguem da tua família te dizer que "ateu é pior do que bixo"? É, tenso, ainda bem que eu n gosto da minha familia mesmo. -q
As pessoas confundem religião (e todas as outras coisas que mencionei anteiormente, mas vou usar religião por que é o qual mais me deixa indignada) com caráter. Acham que se vc é ateu, você é uma pessoa horrivel pq "nao tem deus no coração"; se vc é satanista (sim, eu tenho relatos de pessoas assim) vc vai sair matando todo mundo por ai, se vc é wicca, vc é bruxo e é coisa do satã, se vc é da ubanda ou do candomblé, tambem é coisa do satã. E não tentam conhecer as opinioes e pontos de vista diferentes dos seus! Como você pode criticar uma coisa, se vc nao sabe nada sobre ela? Crentes dizem que caólicos estão todos no inferno e caólicos dizem que crentes são todos uns hereges pq nao acreditam nos santos e na virgem maria etc, mas que eu saiba, o Deus de vcs é o mesmo, as doutrinas de servir ao proximo e ajudar e amar são as mesmas e principalmente, se seu Deus vos disse que ele é quem vai julgar as pessoas, por que vcs se acham no direito de fazer isso por ele?
Sabe o que eu acho desse tipo de gente? Cambada de hipócritas.
Outro erro muito comum é, achando que se eu não acredito em Deus, eu odeio todas as religioes. Engano seu; pesquiso e leio sobre várias crenças, as mais variadas e quando vejo o quão parecidas as doutrinas de todas elas são, me pergunto por que tanta rivalidade entre as mesmas.
E aí vem todas aquelas conversas sobre religião onde quando vc espõe sua opinião (sim, pq tudo tem erros e as religioes tambem)as pessoas quase avançam no teu pescoço. Será que o que eu creio define quem eu sou? Será que o que eu visto ou com quem me deito, ou o que eu escuto define MESMO quem eu SOU?
As pessoas se preoculpam mais em saber O QUE são, quando deveriam se preocupar com QUEM são.
Carater, ética, moral são coisas que independem de gosto ou opinião sobre diferentes assuntos, mas a maioria nao entende isso, por que não procuram conhecer as coisas ao seu redor.

E pra terminar (finalmente \o/) uma frase de Francis Bacon que tem tudo aver com o post:

Triste não é mudar de ideia, triste é não ter ideias pra mudar.

Um comentário:

  1. Adoorei, você tem uma opinião muito forte, e acho que se todos tivessem uma mente tão aberta o mundo não estaria do jeito que está hoje, como diz a frase de uma música que eu adoro "Não é a vida como é, e sim as coisas como são." Se isso mudasse, existiria mais felicidade até nas próprias famílias. Parabéns, continua postando que eu sou pensar em todos os seus pensamentos, sei que ajudarão.

    ResponderExcluir

Marcadores